quarta-feira, 18 de março de 2015

Uma leitura por semana






João 19.38-42
38 Depois disto, um homem chamado José, da cidade de Arimateia, pediu licença a Pilatos para retirar da cruz o corpo de Jesus. José era um discípulo de Jesus, mas às escondidas, porque tinha medo das autoridades judaicas. Pilatos deu-lhe licença. José foi então ao lugar da cruz e retirou o corpo.
39 Nicodemos, aquele homem que tinha ido ter com Jesus pela calada da noite, apareceu também com uma mistura de perto de cem libras de mirra e aloés.
40 Levaram então o corpo de Jesus e envolveram-no com ligaduras de linho, perfumadas com os produtos que tinham preparado, como era costume entre os judeus ao sepultarem os mortos.
41 No lugar onde Jesus foi crucificado havia uma propriedade com um túmulo novo, onde ainda ninguém tinha sido sepultado.
42 Foi ali que puseram o corpo de Jesus, por causa do dia — a Preparação da Páscoa dos judeus — e porque o túmulo ficava perto e o dia do descanso dos judeus ia começar.

João 20.1-18
1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo, logo de manhã, fazendo ainda escuro e viu que a pedra da entrada já tinha sido retirada.
2 Foi a correr ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse-lhes: «Levaram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o puseram.»
3 Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo ver o que se passava.
4 Iam a correr juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro.
5 Inclinou-se para ver e reparou que as ligaduras continuavam ali, mas não quis entrar.
6 Logo a seguir chegou Simão Pedro. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver as ligaduras no chão
7 e o pano que cobria a cabeça de Jesus dobrado a um canto e não misturado com as ligaduras.
8 Depois entrou também o outro discípulo que tinha chegado primeiro. Viu e acreditou.
9 Na verdade ainda não tinham entendido a Escritura segundo a qual Jesus havia de ressuscitar.
10 Depois disto os discípulos foram-se embora para casa.
11 Maria ficou junto ao túmulo da parte de fora, a chorar. Entretanto, inclinou-se para dentro
12 e viu dois anjos vestidos de branco. Estavam sentados no sítio onde tinha sido colocado o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13 Eles perguntaram-lhe: «Mulher, por que estás a chorar?» E ela disse-lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram.»
14 Logo a seguir, voltou-se para trás e viu Jesus de pé mas não sabia que era ele.
15 Perguntou-lhe Jesus: «Mulher, por que estás a chorar? Quem é que procuras?» Ela pensava que era o homem encarregado da propriedade e disse-lhe: «Se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste que eu vou lá buscá-lo.»
16 Jesus chamou-a: «Maria!» Ela, voltando-se, exclamou em hebraico: «Rabuni!» (palavra que quer dizer “meu Mestre”).
17 E Jesus disse-lhe: «Não me toques porque ainda não voltei para o meu Pai. Vai ter com os meus irmãos e dá-lhes este recado: eu volto para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus.»
18 Maria Madalena foi dar a notícia aos discípulos e dizia: «Eu vi o Senhor!» E contou-lhes o que ele lhe tinha dito.

Daniel Graça e Gabriel Albardeiro da turma da EMRE da Escola Secundária de Ponte de Sor - Bíblia para todos em http://www.abibliaparatodos.pt/Biblia/BibliaCapitulo.aspx