domingo, 22 de dezembro de 2013

Thanksgiving no Agrupamento de Ponte de Sor






O Agrupamento de Escolas nº 1 de Ponte de Sor celebrou este ano, pela primeira vez, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), numa parceira entre a EMRE, o grupo de Inglês, a turma PIEF, turmas CEF e de Cursos Profissionais ligadas à Cozinha e Serviço de Mesa, assim como as bibliotecas das 3 escolas do agrupamento na cidade, e todas as turmas do 1º ciclo do concelho, através das professoras de Inglês das AEC.

Foi um projeto em grande, que correu muito bem, e juntou, no dia 28 de novembro, à tarde, cerca de três centenas de pessoas de todas as idades (incluindo alunos da Universidade Sénior local) na learning street da Escola Secundária, para um lanche em família, onde estiveram expostos os trabalhos de alunos, foram distribuídas várias centenas de marcadores de livros com mensagens sobre o valor da gratidão, e se degustou um menu típico de Thanksgiving, confecionado por alunos (houve até um workshop de tartes de abóbora e batata-doce).
De acordo com o Thanksgiving original, realizado em 1621 na costa leste dos Estados Unidos, que contou com os Pilgrims (os primeiros colonos ingleses a instalarem-se no território dos atuais E.U.A.) e os índios que os ajudaram a sobreviver ao primeiro inverno no Novo Mundo, também aqui alguns alunos se caracterizaram (a maioria, de Índios).
O evento foi um incentivo à gratidão como um hábito diário na nossa vida, e por todas coisas, não apenas aquelas que nos agradam. Foi abordada em várias turmas a história deste grupo de cristãos convictos e desejosos de transformação - os Pilgrims - que, "escorraçados" de uma Inglaterra em que o Cristianismo Protestante era ainda apenas uma miragem, encontraram naquela terra distante um lugar de liberdade, tolerância e entreajuda, e entre as pessoas menos prováveis. os índios Wanpanoag.

Quanto à celebração, foi um momento muito especial, em que se estreitaram laços e os valores cristãos foram enaltecidos.