A E.M.R.E.

EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA EVANGÉLICA EM AÇÃO
nas Escolas Públicas



Entre Maio e Junho todos os alunos quer sejam evangélicos ou não, do 1º ao 12º ano poderão inscrever-se na sua escola para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Evangélica (EMRE), coordenada pela COMACEP (Comissão para a Ação Educativa Evangélica nas Escolas Públicas), com o apoio do Ministério de Educação, há já 22 anos.

Esta disciplina é facultativa e tem uma perspetiva interdisciplinar, de acordo com o Projeto Educativo de cada escola. O seu principal objetivo é educar para os valores e fortalecer uma formação cívica, social e espiritual, consciente e responsável - tudo isto através de uma forma lúdica e criativa.

Neste último ano letivo, a disciplina de EMRE funcionou em 260 escolas (em todo o país, incluindo as ilhas), com 296 turmas, envolvendo cerca de 2000 alunos e 172 professores.

Temas e atividades para o próximo ano letivo

 A EMRE é muito mais do que uma aula semanal! É tempo para marcar a diferença, refletir, descobrir e potencializar os dons de cada aluno, encontrar respostas para os dilemas da vida e debater de uma forma esclarecida temáticas atuais e pertinentes. Exemplos disso são os temas propostos para o próximo ano letivo: “A tua aventura na escola”( para o 1ºciclo e 2º ciclo) e “Escolhas: O que é que queres fazer da tua vida?” (3º ciclo e secundário).

Além do tempo letivo, o professor tem oportunidade de explorar com os alunos atividades que poderão envolver toda a comunidade educativa. Como exemplo destacamos o Campeonato Mundial do Balde de Água, concertos de música cristã (nomeadamente hip-hop), acampamentos, a distribuição gratuita do Livro de Vida, o Dia da Disciplina, campanhas de solidariedade, exposições, debates e muitas outras, de acordo com o Projeto Educativo de cada escola, a criatividade do professor e os interesses dos alunos.

A COMACEP dispõe ainda de um currículo de Educação Sexual, através do programa “Sem Desculpas: A verdade acerca da vida, do amor e do sexo”, já apresentado no Ministério da Educação e disponível para aplicação em todas as escolas.

Oferta da disciplina nas escolas

Apesar de ser uma disciplina opcional, todas as escolas devem oferecer essa opção de inscrição nos seus boletins de matrícula ou ficha de renovação de matrícula, mesmo que esta nunca tenha funcionado. Neste caso, os Encarregados de Educação deverão fazê-lo no campo relativo à Educação Moral e Religiosa, assinalando na linha destinada a “outra confissão”, a palavra “Evangélica”.
A escola deverá, portanto, sempre facultar o direito de opção na disciplina.
Sempre que existam 10 ou mais alunos inscritos, a escola constituirá pelo menos uma turma, considerada como disciplina curricular. Se este número for inferior a 10, é sempre possível fazê-lo como atividade de enriquecimento curricular.
Este esforço justifica-se nem que seja apenas para dar aulas a um aluno, porque acreditamos que cada um é individualmente um tesouro precioso, no qual vale a pena investir!