quinta-feira, 4 de junho de 2015

Secundária de Ponte de Sor visita Desafio Jovem

A turma de 3º ciclo e secundário da Escola Secundária de Ponte de Sor visitou ontem a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem em Alter do Chão.
O grupo visitou as instalações da comunidade, tendo colocado diversas questões sobre o funcionamento da mesma.
A comunidade está instalada numa antiga escola requalificada pela instituição, e que atualmente tem condições excelentes. Funciona desde 1999 e ao longo destes anos recebeu centenas de homens e alguns casais que ali fizeram não apenas a desintoxicação do consumo de drogas e álcool, mas também, e sobretudo, deram os primeiros passos na (re)construção de um projeto de vida e na sua reintegração na sociedade.
O Desafio Jovem é uma IPSS presente em Portugal há 37 anos e no mundo há 57 anos. Está presente em mais de 100 países. É uma instituição cristã evangélica que acredita na mudança pela fé em Jesus Cristo e pela vivência de uma vida cristã genuína.

De acordo com a ONU, mais de 200 milhões de pessoas no mundo lutam contra a dependência das drogas. Os consumidores são cada vez mais jovens e o uso de drogas é cada vez mais frequente.

Apesar de haver notoriamente um desinvestimento na prevenção das toxicodependências, urge que continuemos a alertar crianças e jovens para os riscos do consumo de drogas e álcool, e sobretudo a dotá-los de competências em várias áreas que lhes permitam dizer "não" e viver felizes sem a ajuda de qualquer substância.

Pedro Lopes
Professor de EMRE na Escola Secundária de Ponte de Sor