A turma de 3º ciclo e secundário da Escola Secundária de Ponte de Sor visitou ontem a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem em Alter do Chão.
O grupo visitou as instalações da comunidade, tendo colocado diversas questões sobre o funcionamento da mesma.
A comunidade está instalada numa antiga escola requalificada pela instituição, e que atualmente tem condições excelentes. Funciona desde 1999 e ao longo destes anos recebeu centenas de homens e alguns casais que ali fizeram não apenas a desintoxicação do consumo de drogas e álcool, mas também, e sobretudo, deram os primeiros passos na (re)construção de um projeto de vida e na sua reintegração na sociedade.
O Desafio Jovem é uma IPSS presente em Portugal há 37 anos e no mundo há 57 anos. Está presente em mais de 100 países. É uma instituição cristã evangélica que acredita na mudança pela fé em Jesus Cristo e pela vivência de uma vida cristã genuína.
De acordo com a ONU, mais de 200 milhões de pessoas no mundo lutam contra a dependência das drogas. Os consumidores são cada vez mais jovens e o uso de drogas é cada vez mais frequente.
Apesar de haver notoriamente um desinvestimento na prevenção das toxicodependências, urge que continuemos a alertar crianças e jovens para os riscos do consumo de drogas e álcool, e sobretudo a dotá-los de competências em várias áreas que lhes permitam dizer "não" e viver felizes sem a ajuda de qualquer substância.
Pedro Lopes
Professor de EMRE na Escola Secundária de Ponte de Sor
Este ano contaremos com a participação especial da Cruz Azul – organização que incide na prevenção do alcoolismo e ensinará a fazer cocktails sem álcool.
A turma de EMRE de 3º ciclo e Secundário da Escola Secundária de Ponte de Sor participou, no passado dia 20 de maio, numa atividade de Voluntariado do projeto "Solidão Acompanhada" da associação Caminhar, que dinamiza regularmente atividades em diversas instituições. Desta vez, o local foi o Centro Comunitário de Vale do Arco, onde os jovens tiveram como missão motivar, orientar e registar as pontuações dos mais velhos na participação em diversos jogos.
Foi uma tarde para crescer, conviver e refletir sobre o valor de todos, independentemente da sua idade ou capacidades.
Os clientes do Centro Comunitário ficaram ansiosos por uma próxima visita e os jovens sentiram-se úteis e felizes por terem tornado a tarde de alguém mais alegre e animada.
Jovens motivam os seniores para participar nos jogos.
Alunos registam as pontuações dos jogadores, ávidos pela vitória...
As turmas de EMRE da Escola Padre Alberto Neto, em Rio de Mouro (com 33 alunos) e da Escola de São Gonçalo, em Torres Vedras (com 5 alunos) passaram ontem um dia fantástico no Acampamento Bíblico Palavra da Vida Portugal (Ericeira).
Os alunos conviveram, brincaram e ouviram o quanto são especiais para Deus com a participação do Pedro e do Alessandro do projeto OS 4 PONTOS.
Foi um dia muito especial, para um grupo também ele muito especial!
Os colegas da Escola de São Gonçalo, em Torres Vedras, enviaram-nos os seus trabalhos sobre as atividades deste ano letivo. Ora cliquem nos links e vejam:
Na atividade do Dia do Pai, que foi uma atividade que gostei muito de realizar, convivi muito com os outros alunos, gostei de fazer o cartão porque pensei que iria agradar muito ao meu pai e ele ficaria muito surpreso, mas, por motivos de trabalho não o pude ver nesse dia.
Mas mesmo assim, surpreendi-o muito. Como o meu pai guarda todos os desenhos, cartões, cartas do Dia do Pai, fez o mesmo com o meu cartão. Aliás ele leva-o para todas as viagens.
Foi uma atividade que gostei mesmo muito de realizar.
Se alguém te obrigar a levar alguma coisa até a um quilómetro de distância, acompanha-o dois quilómetros. Mateus 5.41 Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus. Salmo 62.11 In:Bíblia
Gabriel Albardeiro e Daniel Graça, Turma de EMRE Escola Secundária de Ponte de Sor
"Respeita o teu pai e a tua mãe, para que vivas muitos anos na terra que o SENHOR, teu Deus, te vai dar". Êxodo 20.12 Daniel Graça e Gabriel Albardeiro, turma de EMRE da Escola Secundária de Ponte de Sôr
Uma manhã, uma tarde, um dia, ou vários dias das férias da Páscoa* na Escola Natureza na Serra de Sintra para grupos
de jovens, famílias, amigos etc.. (*27 de março a 4 de abril)
Sugestão de atividades: • Visita guiada com dinâmicas formativas sobre animais, plantas etc., trabalhos de voluntariado: manutenção e preservação na quinta da Peninha conforme a idade e o interesse dos participantes, • jogos didáticos, passeios, • piquenique e convívio, • reflexões sobre a nossa responsabilidade com a criação.
Trazer: roupa prática, não delicada e apropriada ao tempo da serra Numa pequena mochila: água, lanche
João 19.38-42 38Depois disto, um homem chamado José, da cidade de Arimateia, pediu licença a Pilatos para retirar da cruz o corpo de Jesus. José era um discípulo de Jesus, mas às escondidas, porque tinha medo das autoridades judaicas. Pilatos deu-lhe licença. José foi então ao lugar da cruz e retirou o corpo.
39 Nicodemos, aquele homem que tinha ido ter com Jesus pela calada da noite, apareceu também com uma mistura de perto de cem libras de mirra e aloés.
40 Levaram então o corpo de Jesus e envolveram-no com ligaduras de linho, perfumadas com os produtos que tinham preparado, como era costume entre os judeus ao sepultarem os mortos.
41 No lugar onde Jesus foi crucificado havia uma propriedade com um túmulo novo, onde ainda ninguém tinha sido sepultado.
42 Foi ali que puseram o corpo de Jesus, por causa do dia — a Preparação da Páscoa dos judeus — e porque o túmulo ficava perto e o dia do descanso dos judeus ia começar. João 20.1-18 1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo, logo de manhã, fazendo ainda escuro e viu que a pedra da entrada já tinha sido retirada.
2 Foi a correr ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse-lhes: «Levaram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o puseram.»
3 Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo ver o que se passava.
4 Iam a correr juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro.
5 Inclinou-se para ver e reparou que as ligaduras continuavam ali, mas não quis entrar.
6 Logo a seguir chegou Simão Pedro. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver as ligaduras no chão
7 e o pano que cobria a cabeça de Jesus dobrado a um canto e não misturado com as ligaduras.
8 Depois entrou também o outro discípulo que tinha chegado primeiro. Viu e acreditou.
9 Na verdade ainda não tinham entendido a Escritura segundo a qual Jesus havia de ressuscitar.
10 Depois disto os discípulos foram-se embora para casa.
11 Maria ficou junto ao túmulo da parte de fora, a chorar. Entretanto, inclinou-se para dentro
12 e viu dois anjos vestidos de branco. Estavam sentados no sítio onde tinha sido colocado o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13 Eles perguntaram-lhe: «Mulher, por que estás a chorar?» E ela disse-lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram.»
14 Logo a seguir, voltou-se para trás e viu Jesus de pé mas não sabia que era ele.
15 Perguntou-lhe Jesus: «Mulher, por que estás a chorar? Quem é que procuras?» Ela pensava que era o homem encarregado da propriedade e disse-lhe: «Se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste que eu vou lá buscá-lo.»
16 Jesus chamou-a: «Maria!» Ela, voltando-se, exclamou em hebraico: «Rabuni!» (palavra que quer dizer “meu Mestre”).
17 E Jesus disse-lhe: «Não me toques porque ainda não voltei para o meu Pai. Vai ter com os meus irmãos e dá-lhes este recado: eu volto para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus.»
18 Maria Madalena foi dar a notícia aos discípulos e dizia: «Eu vi o Senhor!» E contou-lhes o que ele lhe tinha dito. Daniel Graça e Gabriel Albardeiro da turma da EMRE da Escola Secundária de Ponte de Sor - Bíblia para todos emhttp://www.abibliaparatodos.pt/Biblia/BibliaCapitulo.aspx
16Assim, de agora em diante, já não queremos julgar ninguém por critérios humanos. Ainda que noutro tempo tenhamos pensado dessa maneira sobre Cristo, agora já não o fazemos.
17É que quando alguém está unido a Cristo torna-se uma pessoa nova. As coisas antigas passaram. Tudo é novo.
18Isto é obra de Deus que, em Cristo, nos reconciliou consigo e nos chamou a colaborar nessa missão de reconciliação. 2. Coríntios 5.16-18 - Bíblia para todos Daniel Graça e Gabriel Albardeiro da Escola Secundária de Ponte de Sor (Turma de EMRE)
21 Estes apresentaram a Jesus o seguinte problema: «Mestre, sabemos que tudo o que dizes e ensinas está certo e que não julgas as pessoas pela aparência, pois ensinas com fidelidade a vontade de Deus.
22 Diz-nos uma coisa: Devemos ou não pagar imposto ao imperador romano?»
23 Jesus percebeu a malícia deles:
24 «Deixem cá ver uma moeda. De quem é esta figura e esta inscrição?» «Do imperador César», responderam.
25 Jesus concluiu: «Pois bem, dêem então a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.» Lucas 20.21-25 - Bíblia para todos Daniel Graça e Gabriel Albardeiro da Turma de EMRE da Escola Secundária de Ponte de Sor
5 Deus mandou sair Abrão para fora de casa e disse-lhe: «Olha para o céu e vê se podes contar as estrelas. Pois assim será o número dos teus descendentes.»
6 Abrão confiou no SENHOR e por isso o SENHOR o aceitou como justo. Daniel Graça e Gabriel Albardeiro turma EMRE - Escola Secundária de Ponte de Sor Bíblia para todos http://www.abibliaparatodos.pt/Biblia/BibliaCapitulo.aspx Génesis 15. 5 e 6